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Arquitetos: SAM architecture
- Área: 3 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Charly Broyez
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola Jean Rostand está localizada no coração do distrito de Epine, ao sul de Hellemmes. O bairro foi projetado nos anos setenta para trabalhadores ferroviários. Encurralado entre rodovias e ferrovias, o local é bastante desconhecido para os habitantes de Lille, de forma que para município promover tal projeto foi um grande desafio. O novo complexo escolar tem o objetivo de descarregar o sistema de toda a cidade de Hellemmes e apoiar a renovação do bairro. O complexo escolar foi projetado para cinco turmas de pré-escola, oito turmas de ensino fundamental, além de um refeitório, recebendo ao total 360 crianças.
Além de ser um espaço educacional, o complexo escolar é um importante equipamento público, já que inclui diversas funções para atividades comunitárias. O objetivo foi abrir a escola tanto para as crianças, quanto para a cidade. O volume de dois pavimentos foi projetado para se adequar às tipologias existentes de casas vizinhas. A construção ocupa menos da metade do lote, de forma a preservar o máximo de terreno aberto possível. A construção foi localizada nos perímetros do terreno, de forma a manter a tipologia do quarteirão, enquanto preserva o jardim da cidade.
O projeto dialoga com o entorno, tanto na rua quanto nas fachadas dos jardins. A vertente urbana do empreendimento apresenta uma fachada em tijolo, que proporciona intimidade às salas de aula e brinca com a materialidade do bairro. O lado do jardim é totalmente aberto através de grandes janelas e molduras de madeira, que se beneficiam da intimidade paisagística criada pela vegetação. A fachada em tijolo distribuída aleatoriamente renova de forma contemporânea e única, a utilização deste material fundamental para a materialidade do bairro. O uso de matérias-primas: concreto no térreo e madeira no primeiro pavimento, comunica a estrutura do projeto com seus usuários. A forma e a materialidade do projeto tornam-no relevantes no contexto único de um bairro em mutação, ainda com uma forte identidade local.
Os espaços projetados visam ser investidos, a ideia geral é criar valor de uso para os ambientes, tidos como secundários. O refeitório pode se tornar um espaço multiuso, por exemplo, a extensão de uma sala de aula para algumas atividades em pequenos grupos, de forma que possam ser definidos vários usos dentro de um espaço, e cada sala possa acolher diversas funções. O edifício deve ser o mais aberto e flexível possível para seus usuários.
A escola não é mais apenas um estabelecimento público. Torna-se um centro dedicado e dimensionado para as crianças, com uma praça central (o parque infantil), espaços de convívio (sala polivalente, espaço de motricidade), refeitório, biblioteca, parque, quadra esportiva e habitações: as salas de aula. As salas de aula são lajes minerais, que abrigam alojamentos escolares e galerias. A escola torna-se um território ambivalente, possibilitando a livre circulação de seus alunos e a experimentação educacional.
O desempenho da construção tem referência no conceito alemão de PASSIVHAUS, que significa grandes expectativas em relação ao consumo de energia, qualidade dos materiais, conforto térmico, visual, acústico e olfativo. O projeto pretende ser moderno para o conforto de seus usuários: crianças, professores, funcionários, pais e, além disso, a comunidade de Hellemmes. A escola responde a uma abordagem com consciência ambiental e social, considerando o custo global do projeto para a cidade.